Branding em organizações políticas

Curso realizado na Universidade de Brasília. Apresenta o conceito de political branding e de que forma ele tem feito parte das estratégias de comunicação política no Brasil e no exterior. A marca política é sobre como uma organização ou pessoa política é percebida pelo público em geral contribuindo para um partido ou candidato construir reputação e criar sentimento de identidade. Neste curso, buscamos compreender, a partir de discussões teóricas e oficinas, como esses efeitos são elaborados em meio a uma economia da reputação e trocas simbólica.

Principais referência bibliográficas:

  • A noção de campo em Pierre Bourdieu (baixar)
  • Campo do poder, segundo Pierre Bourdieu (baixar)
  • Human Branding in Political Marketing: Applying Contemporary Branding Thought to Political Parties and Their Leaders (baixar)
  • Capital político e carreira eleitoral: algumas variáveis na eleição para o Congresso brasileiro (baixar)
  • A genealogia e o perfil dos partidos brasileiros (baixar)
  • Evolution of Political Branding: Typologies, Diverse Settings and Future Research (baixar) 
  • Party Institutionalization in New Democracies (baixar)
  • How to Manage a Party Brand: Empirical Perspectives on Electoral Probability and Internal Conflict (baixar)
  • Os “Cabeças” do Congresso Nacional: pesquisa sobre os 100 parlamentares mais influentes (baixar)

Formação de militância partidária

A força de um partido parte da capacidade de mobilizar sua militância. Conteúdos e cursos de base ideológica, com teoria e prática, são necessários para a sustentação da campanha e também do partido.

O curso “Manifesto e Programa do PSB” é um exemplo, desenvolvido em parceria com a Políticos Digitais.