Desinformação - O mal do século - Distorções, inverdades, fake news: a democracia ameaçada
Neste lançamento, parceria do Supremo Tribunal Federal com a Universidade de Brasília, discorro, em uma perspectiva foucaultiana, sobre a criação do “mercado da verdade” na era da pós-verdade.
O livro examina a questão da desinformação como fenômeno jurídico e comunicacional, abordando alguns de seus aspectos: uma ameaça à sociedade, aos direitos humanos e à democracia, com toda a carga negativa de informações distorcidas e inverdades divulgadas em todos os sistemas de comunicação disponíveis; um desafio às instituições (o Supremo Tribunal Federal, como órgão máximo do Poder Judiciário no Brasil); um instigante tópico de estudo para pesquisadores; um item crítico para o currículo das escolas fundamentais, do ensino médio e da universidade.
Comunicação Governamental e Marketing Político: contexto em análise - Volume 1
Organizado por Maíra Moraes e Gisele Pimenta, essa obra reúne vivências e reflexões de profissionais da área que finalizaram uma jornada de quase dois anos de estudos no MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político, ofertado no Instituto de Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) de Brasília. A diversidade de opiniões da convivência republicana possibilitou a construção de posicionamentos críticos e o respeito ao diferente que, por óbvio, considera os limites éticos e democráticos. O livro está disponível para download.
Comunicação Governamental e Marketing Político: estratégias e estudos de caso - Volume 2
Com a organização de Maíra Moraes e Gisele Pimenta, essa obra reúne estudos de casos escritos pelos alunos formados no MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político, ofertado no Instituto de Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) de Brasília. A diversidade de opiniões da convivência republicana possibilitou a construção de posicionamentos críticos e o respeito ao diferente que, por óbvio, considera os limites éticos e democráticos. O livro está disponível para download.
Big Data e Fake News na sociedade do (des)conhecimento
O livro resulta de um call for papers internacional, submetidos aos coordenadores, que avaliaram e selecionaram o conteúdo e definiram a organização interna da obra. O e-book é oferecido gratuitamente para download e leitura, respeitando a filosofia de conhecimento livre e aberto, parâmetros que orientam os projetos da Ria Editorial.
Comunicação, Mídia e Educação vol. 2
As Mídias, a Educação e a Comunicação tornaram-se, ao longo da história, cruciais para a consolidação das democracias, da participação e do espírito crítico, haja vista sustentarem e possibilitarem a circulação de discursos investidos de sentidos e significados que criam emergentes semioses, linguagens, suportes e interações/interatividades. Neste livro, discuto o perfil do eleitor conectado brasileiro e seu comportamento de consumo de conteúdo.
Quem é o eleitor conectado
Sob a organização de Maíra Moraes e Gisele Pimenta, pesquisadoras da área de comunicação política, a obra reúne 14 artigos com análises segmentadas sobre comportamentos, consumo de mídia e tendências do eleitor conectado. Conteúdos que contribuem efetivamente para o avanço da discussão sobre o tema.
De mãos dadas
De mãos dadas: uma reflexão sobre orientações na pesquisa em Comunicação (Editora Universidade de Brasília) retrata as experiências e formação de sujeitos-pesquisadores que transitam entre o lugar de orientando e orientador. O livro está disponível para download.
Artigos e entrevistas
Livro reúne novas experiências do discurso jornalístico, Jornal Correio Braziliense
Entrevista: Saúde e Desinformação combinam? PodCast Rádio Ciência da UFOP
Entrevista: Como os candidatos se preparam para o debate, Jornal A Gazeta
Opinião: A nova geração da política, Diário da Região
Opinião: A magia dos números, Diário da Região
Opinião: A magia dos números 2, Diário da Região
Artigos científicos (peer to peer)
Gestão de projetos interinstitucionais no Terceiro Setor: o modelo de sucesso aplicado no Conviva Educação, em Revista do 14º Seminário Internacional de Gerenciamento de ProjetosProject Management Institute
When Journalists and Marketers Negotiate: A Competency-Based Analysis of Negotiation Processes in Brazilian and Belgian Media Organizations, em Brazilian Journalism Research
“Ethos” e Desafetos: Retórica e Autoridade no Consumo, em Revista Semioses
Materialidades de práticas de vigilância: como suas curtidas no Facebook constroem um candidato político, em Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science
O nascimento do dispositivo de controle sobre fake news: uma Análise Crítica do Discurso no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, em Revista Comunicação, Cultura e Sociedade